Alunos da Católica Salesiana publicam artigo em revista internacional

Alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé publicaram um artigo na revista Internacional IJDR (International Journal of Development Research) que possui Qualis CAPES A2, sendo a segunda melhor qualificação possível que uma revista pode ter no Brasil. Participaram da elaboração do artigo os alunos Rafael Damasceno Soares, Janaína Fernandes Pinto Crespo e Maria Regina de Farias, todos integrantes do grupo de pesquisa de Psicologia “Tecendo Ideias GPPSI”. Além dos alunos, participaram também o professor Rildo Santos Loureiro, da Católica Salesiana, Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets, da UFRJ e Ana Lúcia Abrahão da Silva, da UFF.

Com o tema “A Atuação do Profissional de Psicologia com Pacientes Oncológicos em um Hospital Geral sob a Ótica da Esperança e da Espiritualidade”, o artigo aborda um relato de experiência de natureza descritiva e abordagem qualitativa, a partir da vivência de três estudantes do curso de Bacharel em Psicologia, tendo o período da pesquisa compreendido ao longo de 2019 e início de 2020, em um hospital da cidade de Macaé, que é referência no tratamento oncológico em nossa região.

Para Maria Regina de Farias, o resultado da parceria da Faculdade Católica Salesiana com a UFRJ/Macaé foi de extrema importância para um bom desempenho no estágio. “Foram momentos de aprendizado intenso, onde pude entender e conhecer mais dos pacientes oncológicos em seu convívio semanal”, conta.

“Quando aceitei o desafio de participar do meu primeiro Programa de Iniciação Científica, em 2019, estava cursando o terceiro período e não tinha ideia de como produzir ciência. O aprendizado ocorreu por meio de muito estudo e dedicação. O resultado não poderia ser mais gratificante e desafiador ao mesmo tempo. Tudo era muito novo para mim. Hoje é uma paixão que eu não sabia que existia”, finaliza Janaína Fernandes.

A publicação de artigos científicos em revistas internacionais reforça o papel acadêmico da Faculdade Salesiana junto aos alunos e comunidade acadêmica científica.

Texto: Alysson Nogueira