Aerogel produzido com resíduos têxteis de fibras de algodão pode ser usado na contenção de petróleo na água               

Aerogel produzido com resíduos têxteis de fibras de algodão pode ser usado na contenção de petróleo na água            

Com o objetivo de estudar como o aerogel, baseado em nanocelulose, oriunda de fibras de algodão, possui capacidade de adsorção de petróleo, a estudante do 10º período de Engenharia Química da Faculdade Católica Salesiana, Beatriz da Silva Celestino, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Preparo de aerogel baseado em nanocelulose e fibras de algodão oriundas de refugos industriais para adsorção de petróleo”.

Defendido em banca online, com a análise criteriosa dos professores Warlley Antunes (da Católica Salesiana) e Maria Inês Bruno Tavares (do Instituto de Macromoléculas da UFRJ), o TCC obteve nota 10.

Os acidentes ambientais provocados pelo derramamento de óleo nos oceanos, decorrentes da exploração de petróleo, com efeitos graves ao meio ambiente e às espécies marinhas, foi o incentivo para o estudo da problemática, através do tratamento químico com a celulose (polímero natural, renovável e abundante).

“No decorrer das pesquisas, fui surpreendida com a possibilidade de utilizar resíduos da indústria têxtil (que certamente iriam para o aterro sanitário e/ou seriam incinerados) em experimentos químicos capazes de transformar tais insumos em nanocelulose e, por conseguinte, em aerogéis com alta resistência mecânica, baixa densidade e capacidade oleofílica, ou seja, capazes de adsorver o óleo em ambiente de água”, explica a estudante.

A jovem graduanda revela ainda que o sonho de se tornar engenheira química vem desde a adolescência. “Ser engenheira química é um dos meus maiores sonhos desde o Ensino Médio. Nesse sentido, a Faculdade Católica Salesiana me proporcionou vivenciar um dos momentos mais felizes da minha vida. Não foi fácil chegar ao final desse curso, visto que os conteúdos estudados foram desafiadores e de grande valia para meu crescimento profissional. Defender o TCC de forma online, ao contrário do que alguns pensam, não foi mais fácil. Pelo contrário, os treinos para a apresentação foram contínuos, a ansiedade e nervosismo continuaram presentes e os avaliadores foram bastante responsáveis e coerentes. Todos são professores excelentes e são inspiração para minha trajetória”, agradeceu Beatriz pelo apoio, contribuição, atenção e compreensão dos professores Maria Inês e Warlley e do orientador Rogério Manhães.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana