Adolescências e Vulnerabilidade são foco de pesquisa em Psicologia Comunitária

“Adolescências e Vulnerabilidade: o Projeto Papo Reto” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana, Larissa Reis. Uma pesquisa aprofundada sobre as fragilidades de jovens que residem em comunidade e que participam do Projeto Nova Vida, através da perspectiva de Psicologia Comunitária.

Segundo Larissa a ideia de falar sobre o universo da vulnerabilidade na juventude se deu após o estágio profissional supervisionado em Psicologia Comunitária, com duração de um ano e meio, atuando como facilitadora de grupos de adolescentes do Projeto Papo Reto. Criado pelo Curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana, o Papo Reto é um projeto realizado com jovens do Projeto Nova Vida, com o intuito de promover debates sobre temas importantes no âmbito da juventude (autocuidado, álcool e drogas, sexualidade, prevenção de DST, como lidar com as emoções, violência, etc.) e dar um suporte emocional aos adolescentes, na perspectiva de Psicologia Comunitária.

“Quando precisei escrever o TCC fiquei pensando em toda riqueza que permeava nos encontros do Projeto. Então conversei com o professor e coordenador do Curso de Psicologia, Marcello Santos, sobre fazer um relato de experiência a respeito do trabalho desenvolvido e ele abraçou a ideia. Acredito que o motivo principal da escolha do tema foi justamente poder falar da experiência vivida e de uma Psicologia que sai um pouco das paredes da clínica e promove saúde de outras maneiras”, revela Larissa, completando que o conceito central do trabalho é retratar a vulnerabilidade e as experiências trazidas nos discursos e na vivência dos adolescentes que participaram do Projeto.

A estudante de Psicologia inicia o Trabalho de Conclusão de Curso explicando e conceituando a adolescência, apontando características físicas, biológicas, psicológicas entre outras questões. Em seguida perpassa pelo conceito de vulnerabilidade, fazendo um apanhado histórico, evoluindo para a relação com a adolescência. Ao final, Larissa relata sua experiência no Projeto Papo Reto.

“Todo o processo foi bastante desafiador. Quanto mais eu lia sobre o assunto, mais me incomodavam os dados que apareciam. Foi como se eu estivesse falando da minha adolescência e de tantas outras que estavam a minha volta. Acredito que o TCC foi só o começo do que eu ainda tenho para fazer e aprender com a Psicologia Social e Comunitária. Meu próximo passo, talvez, será tentar um mestrado na área”, finaliza.

Fotografia: Divulgação