A música e a literatura de cordel levam conforto e alegria no isolamento social

A 5ª edição do Festival de Talentos da Faculdade Católica Salesiana foi marcada pela emoção que a música e a literatura de cordel proporcionaram aos alunos, funcionários e professores de forma virtual, pelas redes sociais, na noite da última sexta-feira, dia 03 de julho.

Com o tema “Arte em Tempos de Pandemia”, o Festival contou com a participação de Sophia Galante (ao violino com a canção “Halleluia”), Larissa e Raphaela (interpretando a canção “Dia Especial”), Felipe e Chrystiane (no piano e voz, com a interpretação da canção “You Are So Vain”), Pollyana e Raphael (no teclado e voz, interpretando a canção “Pássaro de Fogo”), além do professor Julio Vasconcelos (violão e voz, com a interpretação da canção “Sorrir”). O festival foi encerrado com a apresentação do querido funcionário, Marcelo Cozer, (com o cordel “Era a Minha Vez no Oeste”) e do coordenador do Curso de Psicologia e apresentador do Festival Marcello Santos (no violão e voz, com a canção “Novo Tempo”).

A vice-diretora acadêmica da Católica Salesiana, Ana Cristina Lousada abriu o Festival ressaltando que apesar dos desafios impostos pelo distanciamento social, o sentimento é de gratidão por tudo aquilo que se tem construído neste semestre, através do compromisso de toda a comunidade acadêmica. “Este Festival é um evento construído com muitas mãos. Um sonho nosso, um sonho da comunidade acadêmica da Católica Salesiana e que a cada ano vem crescendo. No ano passado estávamos juntos em um palco maravilhoso e se, naquele momento, alguém tivesse dito que no ano seguinte estaríamos realizando o festival de forma virtual, nós não acreditaríamos. Quero agradecer a todos os nossos alunos, professores, coordenadores e funcionários que estão empenhamos em manter as nossas atividades. Com certeza nós nunca mais seremos os mesmos”, disse.

Já o apresentador do Festival, Marcello Santos, pontuou que o objetivo do Festival é potencializar a arte no âmbito da Faculdade, sem o caráter competitivo. “Quando iniciamos este Festival com a organização minha e da Natália, nós não imaginávamos chegar à 5ª edição. Este ano contamos com a força e união de muita gente. É um prazer estarmos juntos, mesmo que virtualmente. Este é um momento oportuno para pensarmos nas nossas atitudes até aqui e para que possamos sair melhores deste tempo difícil. E a arte nos ajuda muito nisso. A arte é um lugar onde procuramos ser melhores, onde partilhamos experiências e sentimentos. Nossa ideia com esta edição é espantar os nossos males. Está difícil para todo mundo, mas que essa energia boa, produzida no festival online, possa circular entre mais pessoas e que a solidariedade seja o caminho para o novo tempo!”

Todos os participantes escolheram canções que trouxeram mensagens de amor, motivação, solidariedade e compaixão. Além do humor simples e genuíno do cordel como arte popular que nos remete à nossa origem e que faz sorrir e emocionar.

Fotografia: Divulgação