A Educação Superior Salesiana para o jovem da atualidade

A Educação Superior Salesiana para o jovem da atualidade

A Educação Universitária Salesiana, presente em todo mundo, busca conviver com a diversidade sociocultural e religiosa, à luz das orientações dos princípios cristãos e educativos do sistema preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello que tanto se dedicaram aos jovens de sua época.

Neste cenário em que vivemos, a Faculdade Católica Salesiana, se declara uma instituição católica, espaço de educação integral da pessoa humana, com identidade cristã e cultural cuja missão é o incentivo à solidariedade educativa e ao ecumênico, tomando por base três princípios fundamentais: razão, religião e afetividade.

Amalgamando estes três fatores, o corpo educador da Católica Salesiana palmilha os espaços docentes à luz das propostas de Dom Bosco: “Estar com os tempos e os lugares”, “Preparar o jovem para que possam ganhar honestamente o pão de cada dia”, “Ocupar-se com a educação cívica, moral e científica” e a formação de “bons cristão e honestos cidadãos”.

Movida pela força-motor do compromisso eclesial-social da Congregação Salesiana, a FCSMA procura responder à sociedade com os seguintes cursos:

Administração
Autorizado pela Portaria n° 3.458 de 19/11/2003 e publicado no DOU de 20/11/2003, o curso de Administração forma profissionais que possuem uma visão global e ética nos negócios e conta com estrutura curricular que fornece aos seus alunos uma formação humanística e de alta inserção no mercado. O egresso do curso de administração pode atuar em organizações públicas ou privadas. Na gestão de pessoas, envolve-se na contratação, treinamento, planos de carreira, remuneração, motivação e criação de condições de trabalho para os funcionários. Na área financeira, pode atuar como gestor de orçamentos, controle de custos e investimentos. Na produção, atua em todas as áreas, desde o controle de estoques até a saída do produto acabado. Outras possibilidades são as áreas de marketing, logística e planejamento estratégico.

“Sempre sonhei em estudar na Salesiana, pois sempre vi o comprometimento e seriedade em ensinar, ela realiza todos os dias o meu sonho de cursar uma faculdade, com professores excelentes e ambiente aconchegante. Ao pisar na salesiana sinto o amor em forma de educar, com a salesiana aprendi a olhar a vida com mais empatia, não só pelos outros, mas também  comigo mesma. Essa faculdade transforma a arte de ensinar em realização de sonhos”, conta Anadelza Almeida de Souza, graduanda do curso de Administração.

Psicologia
Autorizado pela Portaria n° 991 de 28/07/2009 e publicado no DOU de 29/07/2009, o curso de Psicologia proporciona uma formação científica para o exercício profissional, com domínio dos fenômenos e processos psicológicos. Baseado em uma postura crítica e reflexiva, a articulação teoria/prática é feita a partir da história da Psicologia e das inovações da contemporaneidade, com base no compromisso social, político e ético. A formação é voltada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Consciente do seu papel como agente transformador, engajado social e politicamente, o profissional formado pelo curso de Psicologia deverá ser comprometido com a construção de um mundo melhor e mais justo. Ele deve ainda ter clareza do seu papel como cidadão crítico, tecnicamente competente, com valores éticos e humanizados. Além da Clínica Escola Santa Teresa, onde alunos concluintes dão seus primeiros passos na profissão, atendendo a comunidade em geral, o Curso oferece diversos programas de práticas pedagógicas, de forma a integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com destaque para a iniciação científica, a monitoria, os estágios, as atividades complementares e a orientação e apoio ao discente.

“Ser aluno da Salesiana, para mim, é uma grande alegria! Aprendi e aprendo muito com todos os professores do meu curso, funcionários e colegas com os quais convivo. Eu me sinto muito acolhido pela instituição e acredito que vou levá-la comigo na minha atuação”, diz Guilherme Oliveira de Lima, graduando do curso de Psicologia.

Publicidade e Propaganda
Autorizado pela Portaria n° 700 de 05/04/2001 e publicado no DOU de 09/04/2001, o curso nasceu da necessidade de suprir a sociedade regional de mão de obra especializada em Publicidade, Marketing Digital, Redes Sociais e Comunicação Corporativa. O curso de Publicidade da Católica Salesiana possibilita aos alunos o exercício da prática profissional já nos primeiros anos, em um moderno complexo de laboratórios: estúdios de Rádio e TV, Fotografia, Design Gráfico e a Agência Experimental de Publicidade (AEP), que realiza trabalhos reais para o mercado de pequenas empresas de Macaé e região.

O publicitário possui uma área de atuação diversificada e dinâmica. Ele pode exercer a profissão em empresas e instituições públicas e privadas, nos departamentos de comunicação e marketing, em produtoras de áudio e vídeo, agências de publicidade, atendimento, planejamento, pesquisa, mídia, criação, fotografia, produção gráfica, promoção de vendas e Internet.

“A Faculdade Católica Salesiana de Macaé é um ambiente potencializador. O curso de Publicidade e Propaganda abriu portas para que pudesse crescer profissionalmente e realizar sonhos. Certamente, ser aluno salesiano é ser um aluno melhor preparado para a vida e seus desafios”, explica Lucas Moura Nunes, graduando do curso de Publicidade e Propaganda.

Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar
Autorizado pela Portaria n° 3.460 de 19/11/2003 e publicado no DOU de 20/11/2003, o curso foi estruturado com visão de mercado, sendo a empregabilidade o principal norteador na elaboração do Projeto Pedagógico. As empresas líderes no mercado de Exploração e Produção de petróleo e gás natural (E&P) foram consultadas para a construção da grade curricular.

A ênfase em Engenharia de Instalações no Mar é uma vantagem competitiva, ou seja, um diferencial para o exercício das atividades profissionais como Engenheiro (a) na Indústria de Petróleo e Gás Natural. O curso ofertado pela Salesiana é o único no Brasil com esta linha de formação.

“A Salesiana proporciona um ambiente muito acolhedor e um ótimo corpo docente. A instituição me trouxe a oportunidade de fazer monitoria e iniciação científica, além de conseguir publicar artigos em revistas científicas”, Rayssa Barcellos Paiva, graduanda do curso de Engenharia de Produção.

Engenharia Ambiental e Sanitária
Autorizado pela Portaria n° 276 e publicado no DOU de 21/07/2011, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Católica Salesiana habilita o futuro profissional a trabalhar em campos de atuação da Engenharia Ambiental e Sanitária, conforme discriminados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) por intermédio da Resolução n° 1010/2005.

Enquanto engenheiro sanitarista e ambiental, o egresso estará envolvido com a avaliação de qualidade de águas, projeto, operação e controle de sistemas de abastecimento e tratamento de água, de coleta e tratamento de águas residuais (esgoto), de operação e monitoramento de aterros sanitários e de gerenciamento de resíduos sólidos. Também atuará no aproveitamento, proteção, monitoramento, manejo, gestão, e preservação de recursos naturais; recuperação de áreas degradadas; remediação de ambientes contaminados e prevenção e recuperação de processos erosivos.

O curso oferecido pela Católica Salesiana permite formar um profissional com competência para atuar tanto em grandes centros urbanos como também em pequenas cidades, além do meio rural e em áreas industriais. Devido à sua localização em Macaé, o curso se dedica especialmente à preparação dos estudantes para atuarem nas áreas relacionadas às atividades de exploração de petróleo e gás.

“Acolher ao próximo é uma vocação divina, pois antes de acolher é necessário amar. Aqui, na Faculdade Católica Salesiana, fui acolhido e manterei a mesma postura enquanto profissional”, afirma Tadeu Cosme Xavier Lourenço, graduando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Engenharia da Computação
Autorizado pela Portaria n° 743 de 05/06/2009 e publicado no DOU de 09/06/2009, o curso de Engenharia de Computação forma profissionais de alta repercussão no mercado em um período de 10 semestres, que inclui todas as áreas obrigatórias, como ciências naturais, matemática, fundamento da computação e tecnologia de computação. Entretanto, o curso não se resume a isso. Inclui dois grandes diferenciais, uma linha curricular (ou ênfase) em sistemas embarcados (ou tecnologias digitais), com aplicações cada vez mais difundidas, e a área de trabalhos interdisciplinares, com realização de projetos sob orientação dos professores; na verdade, um programa universal de preparação de profissionais capazes de contextualizar problemas e resolvê-los, tanto na área científica quanto na área comercial.

O egresso pode atuar em Corporações com departamento de TI ou Sistemas de Computação (hardware e software). Organizações que produzem interfaces entre o computador e outros equipamentos (caldeiras, motores, linha de produção etc.). Empresas de sistema de controle de processos e automação em indústrias ligadas às áreas de petróleo e gás, bancária, montagem, instrumentação e aviação.

“Poder estudar na Faculdade Católica Salesiana é uma experiência magnífica. O que aprendemos aqui vai além das competências da engenharia da computação. Valores como atenção, respeito e cuidado são carregados em nossos corações para o resto da vida”, conclui Walter de Oliveira Fidelis, graduando do curso de Engenharia da Computação.

Engenharia Química
Autorizado pela Portaria n° 1.687 de 24/11/2009 e publicado no DOU de 25/11/2009, o curso de Engenharia Química vem suprir uma carência de capacitação profissional na cidade e região, contudo, o foco na indústria do petróleo é o diferencial.

O profissional graduado em Engenharia Química pela Católica Salesiana estará apto a trabalhar na elaboração, execução e controle de processos industriais nos mais variados campos. E ainda poderá atuar como consultor nas áreas química e ambiental, tratando resíduos e pesquisando combustíveis menos poluentes.

“Quando iniciei meus estudos na Salesiana, não tinha noção da estrutura proporcionada para a minha formação. O Laboratório de Engenharia Química é muito bem equipado, assim como os laboratórios de física e química, o que só aumentou a qualidade do aprendizado”, comenta Brenda dos Santos Pereira, graduanda do curso de Engenharia Química.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana