202 anos de Dom Bosco é comemorado com protagonismo da juventude

202 anos de Dom Bosco é comemorado com protagonismo da juventude

Tanto a Pastoral Escolar do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, quanto a Pastoral Universitária da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – promoveram diversas atividades durante todo este dia 16 de agosto, envolvendo alunos, professores e funcionários, em comemoração aos 202 anos de Dom Bosco, aclamado por São João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.202 anos de Dom Bosco 16-08-2017 Foto Moira Paula (15)

Acolhidas em todos os segmentos de ensino, lanche oferecido pela Cantina Dom Bosco às crianças, recreações integrando professores e alunos, exibição do vídeo “Dom Bosco” e diversas homenagens foram realizadas na Instituição.

De acordo o Portal Boletim Salesiano, São João Bosco, nascido em 16 de agosto de 1815, é o fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana, que hoje conta com 31 grupos e congregações, presentes nos cinco continentes. À frente do seu tempo, Dom Bosco percebeu ser melhor “prevenir do que reprimir”. Empenhou todas as suas forças em prol das crianças e dos jovens, acreditando que eles poderiam ser protagonistas de sua própria história. Também compreendeu de maneira inovadora qual o papel do educador (fosse ele leigo ou religioso) como colaborador fundamental nesse processo. Sendo essas portanto, algumas das razões pelas quais sua história e seus ensinamentos têm muito a dizer aos educadores e à juventude de hoje.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação