Artigo - Trilha PrincipalO Modelo De Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele e Possíveis Contribuições da Geometria DinâmicaAutores: ALVES, G. S., SAMPAIO, F. F. Resumo:O presente trabalho apresenta as principais idéias discutidas numa monografia desenvolvida na cadeira de Informática e Educação do PPGI-UFRJ. é abordada a necessidade de se enfatizar temas relacionados à geometria euclidiana no currículo do ensino fundamental e médio,apresentando o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele como um guia de aprendizagem e um instrumento de avaliação das competências geométricas de estudantes. A partir das idéias de Van Hiele e de testes elaborados pela equipe de Matemática do Projeto Fundão/UFRJ, foi realizado um estudo quantitativo sobre o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico com alunos concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública da cidade do Rio de Janeiro. Nas conclusões,é apresentada uma exposição sobre possíveis contribuições dos softwares degeometriadinâmicaao modelo de Van Hiele. Palavras chave:geometria dinâmica, informática na educação, Van Hiele Referência completa: Alves, G. S.; Sampaio, F. F., "O Modelo De Desenvolvimento Do Pensamento Geométrico De Van Hiele E Possíveis Contribuições Da Geometria Dinâmica"RevistadeSistemasdeInformaçãoda FSMA n. 5 (2010) pp. 69-76
|