Artigo - Trilha Principal

Ferramenta Educacional Vidya Network

Autores: GRANDI, R. H.; SANT’ANNA A. V.; WIVES, L. K.; et al.

Resumo:

Este artigo apresenta a arquitetura computacional do Vidya Network, uma ferramenta educacional multilíngue e multi-inquilinos destinada a gerenciar redes semânticas de mapas conceituais. Tais redes podem suportar o aprendizado conceitual a partir de uma perspectiva interdisciplinar e sociointeracionista, estabelecendo relacionamentos significativos entre os conceitos principais e os relacionados com o domínio de trabalho. O artigo apresenta as escolhas tecnológicas e elementos relevantes da ferramenta, incluindo as arquiteturas multilíngue e multi-inquilino, as opções de interface, a navegação gráfica entre conceitos, as métricas cognitivas textuais e gráficas, e as ferramentas de colaboração e cooperação existentes, incluindo o debate de teses. Utilizando-se a metodologia da Design Science Research, já foram realizadas as etapas de identificação e conscientização do problema, revisão sistemática da literatura, projeto e desenvolvimento do artefato. Na próxima fase, de avaliação do artefato, será validada a hipótese pedagógica de que redes semânticas de mapas conceituais são capazes de apoiar a aprendizagem de conceitos em uma perspectiva interdisciplinar e sociointeracionista.

Palavras chave: Redes semânticas, mapas conceituais, arquitetura multi-inquilinos, sistemas multilíngues, aprendizagem interdisciplinar, aprendizagem sociointeracionista.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Grandi, R. H.; Sant’Anna A. V.; Wives, L. K.; et al., "Ferramenta Educacional Vidya Network", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 29(2022) pp. 2-11