Artigo - Trilha Principal

Autorregulação da Aprendizagem em Tecnologias Educacionais: Tendências e Oportunidades

Autores: FRANÇA, R. S.; TEDESCO, P. C. A. R.

Resumo:

A autorregulação da aprendizagem é uma das competências-chave para a educação ao longo da vida e para promovê-la pesquisadores e educadores têm investigado como a tecnologia pode auxiliar nesse processo nos diferentes níveis de ensino. Neste contexto, surgiu o Workshop on Self-Regulated Learning in Educational Technologies (SRL@ET) que em suas edições promoveu discussões para a comunidade científica que pesquisa sobre metacognição e aprendizagem autorregulada em tecnologias educacionais. Visando investigar como se caracteriza a pesquisa nessa área, este trabalho apresenta os resultados de um mapeamento sistemático de literatura a partir da análise da produção científica do SRL@ET. Serão apresentadas as tendências identificadas que vêm influenciando positivamente a pesquisa e a prática educacionais em diferentes contextos. Além disso, à luz dos resultados alcançados pelo Brasil em recentes avaliações sobre a qualidade da educação, serão discutidas oportunidades de investigações futuras, considerando o potencial impacto da promoção da autorregulação da aprendizagem apoiada por tecnologias no sucesso acadêmico dos estudantes.

Palavras chave: Autorregulação da Aprendizagem, Metacognição, Tecnologia Educacional, Estudos Secundários.

Artigo completo (em português)

Referência completa: França, R. S.; Tedesco, P. C. A. R.; "Autorregulação da Aprendizagem em Tecnologias Educacionais: Tendências e Oportunidades", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 25(2020) pp. 42-55

Voltar