Artigo - Trilha Principal

Autores: FERREIRA JR, D. A., CABRAL, J. P. O., MACEDO, C. J. A. et al.

Resumo:

Internet das Coisas - IoT é baseada em objetos ("coisas"), capazes de se comunicar e transferir dados. O fato gera um aumento no uxo de dados trafegados pela rede. Para suportar esse aumento, a heterogeneidade de dispositivos e a distribuição geográfica tem-se a necessidade de uma infraestrutura que comporte esta demanda. O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás propôs um gateway IoT definido por software com suporte a várias tecnologias de comunicação sem fio e integração de ambiente neblina/nuvem. Um protótipo foi implantado para a fila do Restaurante Universitário com uso de gateway IoT único, que foi posteriormente avaliado com bom desempenho. Nesse artigo, são apresentados os resultados da avaliação do protótipo, bem como, a expansão do sistema em um projeto piloto no Campus Samambaia (UFG), com implementação de múltiplos gateways IoT, visando coletar dados sobre a quantidade de resíduos orgânicos, monitoramento de níveis de lixo em lixeiras seletivas, temperatura, umidade, nível de gás e monitoramento de vídeo. Os experimentos realizados tinham como intuito analisar o funcionamento e a capacidade do sistema para gerenciar o fluxo de dados, desde os sensores até a aplicação do usuário.

Palavras chave: Campus Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Gateway, SDN, Computação na névoa, Orquestração, Virtualização.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Ferreira Jr, D. A., Cabral, J. P. O., Macedo, C. J. A. et al., "Implantação de múltiplos gateways IoT definido por software e virtualizado para campus inteligente", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 25(2020) pp. 2-18