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Detecção automática de bots em redes sociais: um estudo de caso no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018

Autores: LÊU M. O.; MORAIS, D. M. G. de, XAVIER, F., DIGIAMPIETRI, L. A.

Resumo:

Bots sociais são usuários automatizados que utilizam redes sociais e aplicativos de troca de mensagens para interagir com usuários reais. Estes bots podem servir para o compartilhamento de notí cias importantes, como informações sobre o clima ou situações de emergência. Porém, podem também ser utilizados com objetivos maliciosos, como a propagação de notícias falsas. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a penetração de bots nas discussões eleitorais no Twitter durante o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Identificou-se que a quantidade de bots participando das discussões eleitorais pode ser superior a 10% do total de usuários. O uso de características gerais das contas dos usuários se mostrou bastante específico na identificação dos humanos (estima-se que mais de 97% dos usuários humanos foram classificados corretamente como humanos), porém não foram identificados mais do que 52,3% dos bots.

Palavras chave: Identificação de bots, Redes sociais, Análise de Redes Sociais.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Lêu M. O.; Morais, D. M. G. De, Xavier, F., Digiampietri, L. A., "Detecção automática de bots em redes sociais: um estudo de caso no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 24(2019) pp. 31-39

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