Artigo - Trilha Principal

Autores: MACHADO, L. D. P.; BERKENBROCK, C. D. M, FREITAS, L. E. R. de. et al.

Resumo:

Este artigo apresenta uma abordagem de aprendizagem colaborativa que visa contribuir para a redução das dificuldades de aprendizagem nas aulas que envolvem programação. Esta abordagem baseia-se no conceito da sala de aula invertida e na prática da aprendizagem colaborativa. Para apoiar o uso da abordagem, foi desenvolvida uma aplicação. Essa aplicação implementa quinze requisitos relacionados com colaboração, aprendizado e requisitos técnicos para implementação em dispositivos móveis. Para avaliar a abordagem e a aplicação, foi realizado um estudo de caso com alunos de uma disciplina de Programação Orientada a Objetos em um curso de graduação em Ciência da Computação. Os resultados indicam o potencial da abordagem para apoiar a aprendizagem do aluno.

Palavras chave: Sistemas Colaborativos, Aprendizagem Colaborativa, Dispositivos Móveis.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Machado, L. D. P.; Berkenbrock, C. D. M, Freitas, L. E. R. de. et al., "Uma Abordagem Colaborativa para Aprendizagem de Programação de Computadores com a Utilização de Dispositivos Móveis", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 24(2019) pp. 39-54