Artigo - Trilha Principal

Integração de Sistemas de Modelagem Numérica Oceanográfica e Sistemas Computacionais Autônomos por meio de WEB SERVICE

Autores: SERPA, P; WEITZEL, L; CALADO, L.

Resumo:

A Oceanografia Operacional hoje é uma realidade, sendo necessário que sistemas computacionais visem o aprimoramento de modelos numéricos e a viabilização de sistemas numéricos oceanográficos. O principal objetivo desta pesquisa é estudar e projetar um Sistema que utiliza os paradigmas de Web Service com intuito de integrar sistemas de modelagem numérica oceanográfica e sistemas computacionais autônomos.

O sistema provê uma camada de abstração entre aplicações tais como Matlab, Fortran, Python, Java Script e a infraestrutura de rede subjacente. O sistema é baseado na arquitetura REST e no protocolo JavaScript Object Notation (JSON). Assim, tanto os módulos internos quanto sistemas externos se comunicam de forma distribuída, com baixo acoplamento e transparente, independentemente de sua localidade, linguagem de desenvolvimento e plataforma de hardware. Para a Oceanografia Operacional, essas características trazem algumas vantagens, por exemplo, proporciona maior poder de processamento para a execução de modelos numéricos usando hardware específico e ainda é possível integrar novos modelos numéricos. Nesse sentido, o sistema proposto possibilita a evolução do Sistema de Previsão Oceanográfico Numérico especialmente nas operações do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, órgão da Marinha do Brasil, bem como outras pesquisas oceanográficas em geral.

Palavras chave: Web Service, REST, Oceanografia, Previsão Numérica.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Serpa, P; Weitzel, L; Calado, L., "Integração de Sistemas de Modelagem Numérica Oceanográfica e Sistemas Computacionais Autônomos por meio de WEB SERVICE", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 22(2018) pp. 26-34

Voltar