Artigo - Trilha Principal

Autores: GARCIA, C. M.; ABÍLIO, R.

Resumo:Em ambientes corporativos, é comum a existência de uma variedade de sistemas para automatizar as atividades inerentes à companhia. Em ambientes acadêmicos, isso também acontece. No entanto, a heterogeneidade em ambientes acadêmicos é ainda maior que em ambientes corporativos, pois, normalmente, existem atividades muito especializadas, como: Restaurante Universitário, Biblioteca, processos acadêmicos, processos administrativos e serviços de redes de computadores como: e-mail e autenticação. Para manter a consistência dos dados em todos os sistemas, é necessários que eles estejam integrados. Essa integração acontece na Universidade Federal de Lavras utilizando Arquitetura Orientada a Serviços e utilizando Simple Object Access Protocol (SOAP) como protocolo de comunicação. No entanto, com o desenvolvimento de um aplicativo móvel institucional, foi percebido que essa forma de comunicação é custosa para dispositivos móveis, visto que dispositivos móveis possuem recursos (banda móvel e processamento) limitados. Então, foi desenvolvida uma camada REST-JSON para a integração entre o aplicativo móvel e a arquitetura de integração, de forma que fossem aproveitados os mecanismos da arquitetura de integração existente. Dessa forma, a oferta de funcionalidades da arquitetura de integração foi expandida também para Resource State Transfer (REST), podendo atender novos aplicativos sem que seja necessário modificá-la de forma significativa. Foi constatado que a camada REST-JSON consome cerca de 73% menos banda móvel que SOAP. A camada REST-JSON desenvolvida está em ambiente de produção atendendo a cerca de 5600 instalações do aplicativo que realizam, em média, 54 mil requisições por dia.

Palavras chave: Arquitetura Orientada a Serviço, Integração de Sistemas de Informação, Web Services, JSON, SOAP

Artigo completo (em português)

Referência completa: Garcia, C. M.; Abílio, R., "Integração entre Sistemas utilizando Web Services REST e SOAP: Um Relato Prático", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 19(2017) pp. 34-41