Artigo - Trilha Principal

Aplicando Técnicas de Design em um Sistema de Tratamento Multidisciplinar para a Rede Pública de Saúde de Blumenau

Autores: ARAÚJO, L. P.; BERKENBROCK, C. D. M.

Resumo:O tratamento multidisciplinar na área de saúde é o tratamento prestado a pacientes que dependem de atenção de profissionais de diferentes áreas. Estudos realizados na rede pública da cidade de Blumenau indicam falta de comunicação entre estes profissionais, prejudicando o atendimento multidisciplinar. Neste trabalho são usados os métodos de design participativo e design baseado em cenários para a construção de um módulo multidisciplinar desenvolvido dentro de quatro ciclos de pesquisa-ação. Os resultados obtidos após o témino da pesquisa-ação indicam que as fucionalidades projetadas permitem o atendimento multidisciplinar, reduzindo os problemas referentes à falta de comunicação e de colaboração entre os profissionais de saúde.

Palavras chave: Sistemas de saúde para tratamento multidisciplinar; Design participativo; Design baseado em cenários; Pesquisa-ação; Sistemas colaborativos.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Araújo, L. P.; Berkenbrock, C. D. M. "Aplicando Técnicas de Design em um Sistema de Tratamento Multidisciplinar para a Rede Pública de Saúde de Blumenau", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 17(2016) pp. 9-24

Voltar