Artigo - Trilha Principal

Autores: GARCIA, C. M.; ABILIO, R.; MALHEIROS, N.

Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar abordagens e tecnologias para integração entre diversos sistemas de informação e serviços de rede em um ambiente acadêmico. Foi realizado um estudo de caso soóbre o histrico da integração de sistemas na Universidade Federal de Lavras. Os dados foram coletados via questionários e análise de documentação. Nessa análise, identificaram-se 4 fases distintas, quanto às tecnologias e abordagens utilizadas. Além disso, foram discutidos os benefícios e as desvantagens encontradas em cada fase. A principal contribuiào deste trabalho é a análise de diferentes abordagens para integração entre sistemas de informação e outros serviços.

Palavras chave: Arquitetura Orientada a Serviços, Integração de Sistemas, Web Services

Artigo completo (em português)

Referência completa: Garcia, C. M.; Abilio, R.; Malheiros, N., "Abordagens e Tecnologias para Integração de Sistemas: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Lavras", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 15(2015) pp. 11-22