O QUE AS PESSOAS FALAM QUANDO ESTÃO FAZENDO O MARKETING BOCA – A- BOCA

Aluna: Tathiane de Oliveira Lima
5° período de Publicidade e Propaganda
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como se dá o marketing epidêmico conhecido também como “boca – a – boca”. Ou seja, como ele se propaga através das pessoas que sem perceber se passam por “mídia” utilizando, para isso, a técnica da observação.

Palavra-chave: Marketing

 

Introdução

Este artigo tem o objetivo de mostrar como se dá o Marketing epidêmico conhecido também como “boca-a-boca”. Ou seja, como ele se propaga através das pessoas que sem perceber se passam por “mídia” utilizando, para isso, a técnica da observação.

Essa técnica foi utilizada durante o período de três semanas com pessoas que freqüentavam a loja J.Cavalcanti Modas, onde, sem que elas soubessem, eram observado e anotado tudo o que elas falavam a respeito da loja que está localizada na cidade de Quissamã –RJ, onde trabalho como vendedora. Mas antes, faremos um breve panorama pelo conceito de Marketing.

Marketing

O marketing surgiu da necessidade dos industriais administrarem a nova realidade oriunda da revolução industrial que causou uma grande transformação no mercado, pois o mercado que antes era de vendedores passou a ser um mercado de compradores. A partir daí que se começa então a pensar como atrair e lidar com seus consumidores. Ou seja:

“Mercadologia, comercialização ou marketing é o conjunto de atividades que visam orientar o fluxo de bens e serviços do local onde são gerados para os consumidores ou usuários. Em sentido mais estrito, é o conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado presente e potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas. Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, a mercadologia tem importância secundária, mas quando a empresa produz para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto” (trecho retirado do Barsa cd 2.0) à venda.”

É por isso que para cada situação apresentada existe um tipo de marketing a ser utilizado:

Marketing de serviços: “pode ser definido como o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade”.
Marketing direto: consiste em comunicações diretas dirigidas a consumidores individuais cuidadosamente selecionadas e destinadas não somente a obter deles uma resposta imediata, mas também a cultivar relacionamentos duradouros com eles. Exemplo: mala-direta.”( kotler e Armstrong,Princípios de Marketing )
Marketing esportivo: é voltado, como o próprio nome sugere, ao esporte, ou seja, trata-se de um tipo de marketing promocional que atua na dimensão institucional, além de ser um tipo de mídia alternativa, pois determinadas empresas, para fazer sua exposição, aliam seus produtos a algum tipo de esporte. Com isso, elas passam para o público uma imagem de que seu produto realmente é bom.
Marketing infantil: é um termo usado para se referir ao marketing de produtos e serviços voltados ao público infantil, onde existem algumas restrições para que haja abusos que possam “ferir” o público infantil.
Marketing pessoal: é quando usamos todos os artifícios do marketing em nosso próprio benefício, ou seja, é um tipo de marketing voltado para fazer a propaganda de nós mesmos.
Marketing político: usa todos os artifícios disponíveis pelo marketing em benefício de um político, ou seja, é um tipo de marketing que visa elaborar toda uma campanha publicitária para que um determinado político seja visto em época de política do mesmo modo que em outras ocasiões.
Marketing de relacionamento: segundo o empresário João Doria Jr. Marketing de relacionamento “é a capacidade de gerar reconhecimento, amizade e oportunidade para entendimentos comerciais, pessoais e sociais”.
É o mais novo tipo de marketing que o Marketing boca-a-boca.

Marketing boca -a- boca

O marketing boca-a-boca, que pode ser chamando também de micromarketing, parte do princípio de que a mensagem de marketing dirigida a cada indivíduo é muito mais poderosa porque é pessoal, mais íntima.

O marketing boca-a-boca pode ocorrer de duas formas: espontaneamente, através de um bate-papo descontraído, em que as pessoas comentam o que acharam de determinado produto, serviço ou lugar, sem que haja intenção de induzir as outras pessoas do grupo a comprar.Seja ele planejado: você escolhe um grupo de pessoas, as instrui e as deixa em locais estratégicos, onde elas vão ter de falar e comentar de forma discreta a experiência que tiveram com determinado produto.Com isso, essas pessoas contratadas têm a tarefa de tentar induzir ao máximo essas pessoas a comprar o produto que apresentam, mas para que isso ocorra é necessário que as pessoas que ali estão acreditem que realmente você tem algo a mais para passar, ou seja, saiba além do que as pessoas que estão ouvindo sabem, caso contrário, não dará certo.

Não esquecendo que o marketing boca-a-boca é um dos meios mais utilizados quando queremos comprar um produto que ainda não conhecemos ou não sabemos o suficiente sobre o mesmo, pois dessa forma sempre recorremos a um vizinho ou parente que já tenha feito uso do produto para sabermos se é bom ou não.

Por isso, como exemplo do marketing boca-a-boca que ocorre de forma espontânea, veremos a seguir o que as pessoas comentam sobre a loja J.Cavalcanti Modas situada em Quissamã, no estado do Rio de Janeiro.

O que as pessoas falam quando estão fazendo marketing Boca-a-boca:

Durante o período de três semanas entre o final de outubro e começo de novembro do ano de 2007, observei as pessoas que freqüentavam a loja J.Cavalcanti Modas, localizada na cidade de Quissamã – Rj, onde trabalho como vendedora. Durante essas três semanas, sem que elas percebessem, anotava tudo o que elas comentavam a respeito da loja.

Com isso, foi possível notar que muitos só iam ou só ficavam sabendo da existência da loja por intermédio não só dos amigos e vizinhos, mas também através de pessoas que encontravam na rua.

“:- Ah! Moço, eu só vim aqui por que um cara lá do alojamento onde estamos dormindo falou que tinha uma loja que tinha umas calças jeans boas e o preço também estava bom. (homem aparentando uns quarenta anos)”.

“Os três comentam que já passaram várias vezes em frente à loja, mas nunca tinham entrado, só entraram hoje porque um amigo que havia comprado nesta loja mostrou as roupas pra eles e eles gostaram. (homem aparentando uns trinta e poucos anos junto com dois amigos)”.

“Outro dia, nós voltaremos aqui com mais calma porque nós não sabíamos dessa loja aqui, foi uma senhora que comprou aqui agora ainda há pouco que nos mandou pra cá, porque ela falou que vocês vendem roupas diretas da fábrica (casal aparentando uns cinqüenta e poucos anos cada um).”

Não esquecendo que fatores como o preço e a boa qualidade dos produtos é um ponto forte para que as pessoas sintam-se interessadas em ir até a loja conferir a mercadoria.

Duas jovens mães que estão olhando os preços das roupas comentam entre si:

Mãe n°1: “Poxa! Baratinha as coisas aqui, tem até calcinha por R$ 1.00. Vou falar pra minha irmã vir aqui, ela estava querendo comprar calcinha...

Mãe n°2: “É mesmo. Vale a pena comprar aqui, pois está um precinho bom!( Duas jovens mães )”

“É, realmente o preço e a qualidades das coisas estão muito bons. Mas aí depois a gente volta aqui, se não vamos perder o ônibus.( casal aparentando uns cinqüenta e poucos anos cada um ).”

“Uma amiga minha comentou comigo que comprava aqui porque achou as coisas boas e o preço bom também, então resolvi conferir e gostei, tanto que já estou levando umas coisinhas! (jovem mulher aparentando trinta e poucos anos)”.

Portanto, podemos perceber que a propagação do marketing boca -a- boca se dá tanto com pessoas com as quais possua algum grau de proximidade, ou seja, um vizinho que comenta algo com seu outro vizinho ou um parente que comenta algo com outro parente, pois passam de alguma forma uma certa confiança, quanto por meio de pessoas que nem conhece, mas que por um acaso passam algo de novo para você, fazendo-o acreditar nela e levando-o a conferir o que ela fala. É possível notar também que de acordo com os trechos das falas acima um fator importante para a propagação boca -a- boca é o bom preço aliado à qualidade dos produtos.

Enfim, o fator confiança no próximo, bom preço e qualidade dos produtos é o que faz o marketing boca – a – boca dar certo.

Bibliografia:

Enciclopédia Barsa
Kotler e Armstrong. Princípios de Marketing, 9ª edição - editora Pearson
Revista Marketing jan/2007 n° 408 , Ano 41

 

Revista Eletrônica Minhoca da Terra #4
Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Faculdade Salesiana Maria Auxilidora - FSMA / Macaé-RJ
www.fsma.edu.br/publicidade/minhoca