Vaga na Potência

Helena do Rocio Guimarães da Silva Costa
Aluna do 4º período de Comunicação Social
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Todos os dias, milhares de jovens se movimentam em busca de uma vaga de estágio ou emprego em todo o País. Sem muitas expectativas, os futuros profissionais deixam as universidades sem o verdadeiro conhecimento e sem a prática das atribuições de sua profissão, por falta de estágios que oportunizem suas necessidades.

Milhares de jovens acessam, todos os dias, sites em busca de uma nova informação, e assim que a notícia é liberada, começa a corrida por vagas num dos veículos da maior potência em termos de Comunicação de toda a América Latina. Existem outras formas de estar informado sobre esse tão esperado momento. Basta estar em dia com as notícias e oportunidades expostas nos murais de algumas faculdades do Rio de Janeiro, por exemplo.

Foi lá que a aluna do sexto período de Jornalismo de uma faculdade da cidade do Rio de Janeiro, Julia Costa, moradora de Macaé, soube que as inscrições para o Programa Estagiar estavam abertas. Com o slogan “Para Mudar A Educação No Brasil”. A Rede Globo oferece para universitários de várias áreas a oportunidade de estagiar, conhecendo as áreas de negócios da empresa, suas tecnologias e principalmente praticando em seus muitos setores e veículos como: Central Globo de Afiliadas e Licenciamento, Central Globo de Comunicação, Central Globo de Engenharia, Esporte, Globo Esportes, Globo Filmes, Globo News, Informática, Administração e Planejamento, Central Globo de Jornalismo, Jurídico, Negócios Internacionais, Financeiro, Orçamento e Controladoria, Contábil, Recursos Humanos, Produção e Programação.

As inscrições são abertas com certa antecedência. O processo seletivo começa no final de cada semestre. Este ano, foram inscritos mais de nove mil alunos de várias partes do país, todos através de um cadastro no site. A partir daí, começa a seleção. Eles filtram as pessoas que realmente podem participar, analisando principalmente o curso e o período. É necessário que a pessoa esteja cursando até o sexto período, com previsão de formatura de 1 a 2 anos.

A jovem Juliana, 21 anos, conta um pouco de sua experiência: “É a segunda vez que estou participando. A primeira vez fui eliminada na 2ª etapa, na prova on-line. Dessa vez, passei da segunda etapa e recebi um e-mail, que dizia”: “Parabéns, você foi aprovada”. Sete mil candidatos ficaram para trás. Agora são somente dois mil para mais uma etapa, explica a candidata.

São sete etapas ao todo. Provas e mais provas. As turmas são divididas por cursos em ordem alfabética. Na sala, em que a jovem se encontra, são treze pessoas. Uma psicóloga do RH e uma representante da Globo passam um vídeo de incentivo, mostrando que muitos jornalistas bem sucedidos já fizeram parte do processo Estagiar.

Esta é a terceira etapa. A primeira prova pode ser feita em 40 minutos. São quinze questões de conhecimento geral, como: “Quem é seu jornalista preferido?”, “Quem é seu repórter preferido?”, “Qual o programa que você mais assiste ou “Qual o seu telejornal preferido?”, Costuma ir ao cinema?"Qual o último filme que viu? Qual o último livro que você leu? Sua obra de arte preferida? Qual é o seu artista plástico preferido? Qual das editorias abaixo você destacaria como preferida?(cidade,esporte, internacional, cultura etc.). Neste mesmo dia, a segunda prova é de português. São cinco questões sobre homônimos e parônimos. Você tem 10 minutos para responder: bastante ou bastantes? meia ou meio? Às ou as? Acerca, há cerca ou a cerca?

Na continuação dessa tarde de provas, todos recebem um papel com as áreas nas quais podem atuar. Pode-se escolher 3 por ordem de preferência. Mais provas. Agora de atualidades, com 15 questões e 10 minutos para responder. Parecem perguntas sem importância, mas só responde quem assiste à TV e lê os jornais. De uma forma ou de outra, só acerta as questões quem está mesmo bem informado sobre assuntos da atualidade do Brasil e do mundo, há perguntas sobre todos os assuntos: política, esportes, geografia, cultura entre outros.

Nessa etapa, a última prova é de redação. São oferecidos dois temas e você escolhe um para fazer a redação de 30 linhas em 30 minutos. Depois, então, começam as apresentações. Cada um fala de si, seguindo um roteiro e sendo ainda analisado pelas profissionais que acompanham a turma o tempo inteiro. Uma dinâmica de grupo encerra essa etapa.

Em todas as etapas é filtrado um grande número de candidatos e essa é a que mais filtra. Pouquíssimos vão para a quarta etapa que é a “Dinâmica de grupo”.

Juliana continua: “o resultado dessa etapa sai depois do dia 15 de novembro. Até lá estarei na expectativa assim como muitos outros. Principalmente porque a Produtora em que eu trabalho atualmente, perdeu uma concorrência e irá dispensar todo o seu staff.

Para a conclusão deste processo seletivo, a quinta etapa é o teste de vídeo para os estudantes de jornalismo, a sexta, de entrevistas individuais e a sétima sétima e última etapa, de exames médicos e processo admissional.

Vimos então que a corrida para uma vaga de estágio não é tão fácil quanto se imagina, principalmente por se tratar de uma grande potência na área de comunicação e que mais importante do que ter um rosto bonito é estar em dia com a notícia, a informação e a cultura em geral.

Agora mesmo, no SALECOM 2007, tivemos uma palestrante, Andréia Gorito, que passou por todas essas etapas e participou do programa ESTAGIAR, sendo hoje, funcionária da TV Alto Litoral (filiada da Globo) em Cabo Frio.

A chance é para todos. Segura quem puder!

Fique ligado! Em fevereiro ou março de 2008, as inscrições serão abertas novamente para os concursos do fim do primeiro semestre do ano.

Pesquisa: www.estagiar.globo.com.br

Revista Eletrônica Minhoca da Terra #4
Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Faculdade Salesiana Maria Auxilidora - FSMA / Macaé-RJ
www.fsma.edu.br/publicidade/minhoca