Apresentação Corpo Editorial Edições Normas de Publicação   Contatos

Avanços e Desafios em Sistemas de Bombeio Centrífugo Submerso

Autores: VIANA, A. M.; MANZELA, A. A.

Resumo: O método de elevação artificial por Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), aplicado a poços produtores de petróleo, vem crescentemente se destacando. Grande parte da tecnologia de instalação de conjuntos de BCS está nas Bacias de Campos e do Espírito Santo. Em nenhum outro lugar houve tantos avanços, os quais foram desenvolvidos por técnicos e engenheiros brasileiros. Nenhuma grande operadora de petróleo no mundo tem em seu quadro de funcionários técnicos e engenheiros tão especializados no assunto quanto a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). Devido à premente necessidade de novos pesquisadores e de atualização profissional, este trabalho vem dar subsídio para novos estudos. Foram discutidos também os principais avanços do método, além dos grandes desafios que se aproximam.

Palavras-chave:BCS; BCSS; elevação artificial.

Artigo completo (em português)

Referência completa:
Viana, A. M.; Manzela, A. A.; "Avanços e Desafios em Sistemas de Bombeio Centrífugo Submerso", Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana n 2(2015) pp. 26-32

CSS v�lido!
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - 2015