Apresentação Corpo Editorial Edições Normas de Publicação   Contatos

Artigo

 

Manejo de lagoas costeiras – estabelecendo normas e procedimentos para abertura artificial da barra de areia em uma lagoa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba)

Autores: SANTOS, M. C.; MACHADO, L. R.; MORAES, M. L.; POZES, F. A.

 

Resumo: O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada pelos gestores do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba no tocante às aberturas artificiais das barras das lagoas costeiras existentes na área protegida e avaliar se as ações e procedimentos adotados pela unidade de conservação podem ser replicados em outras lagoas costeiras que não se encontram em espaços naturais protegidos pela legislação. O presente artigo limitou-se a analisar a abertura da barra da Lagoa de Carapebus, localizada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Carapebus, Estado do Rio de Janeiro. Denomina-se "Abertura de Barra" o rompimento da barra de areia que separa a lagoa costeira do mar. Estas aberturas podem ser naturais, quando causadas pelas condições naturais do meio, ou artificiais, quando realizadas pelo homem. No caso do Parque Nacioal da Restinga de Jurubatiba a Abertura de Barra apenas ocorre em situações de necessidade, e isto gerou divergências e mesmo conflitos sobre a decisão de abertura, entre a gestão da unidade e a comunidade localizada no entorno da lagoa. Visando solucionar esta situação conflituosa e potencialmente perigosa para a proteção da área foi elaborado um plano específico denominado “Plano Emergencial de Abertura da Barra”, cujo objetivo foi estabelecer um controle destes procedimentos de abertura e tornar possível a conciliação de interesses ambientais e sociais da região.

 

Palavras-chave: jurubatiba, parque nacional, unidade de conservação, abertura de barra, lagoa costeira.


Artigo completo (em português)


Referência completa:
Santos, M. C.; Machado, L. R.; Moraes, M. L.; Pozes, F. A., "Manejo de lagoas costeiras – estabelecendo normas e procedimentos para abertura artificial da barra de areia em uma lagoa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba)", Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana n 2(2015) pp. 18-25


Voltar

CSS v�lido!
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - 2015
Macaé - RJ